Reducionismo

O Papa foi a Angola fazer...nada de útil.

Pelo contrário.

Foi lá, relembrou que há 500 anos o catolicismo se instalava no país africano, não ressaltou a participação da Igreja no tráfico negreiro, nem a paranóica caça às bruxas (cujo hábito de queimar mulheres vivas persiste no país ainda neste século), mas falou que camisinha é ineficaz na prevenção a AIDS e, ao contrário da idéia geral, ou melhor, global, contribui para que a epidemia aumente (How!?!?)

Isso talvez justifique a quem ainda me censura, por que eu desisti de entender e participar de qualquer grupo religioso.

Não vou elencar aqui os maus hábitos da Igreja Católica por dois motivos: primeiro para não ser injusta com Santo Agostinho e também porque todas a religiões tem ressalvas. A católica, por ser mais velha, erra há mais tempo.

Além de contrariar uma informação cientificamente comprovada, o Papa menosprezou o fato de estar num país onde o número de pessoas com AIDS cresce exponencialmente. Desde o fim da guerra civil há sete anos, as fronteiras reabertas colocaram os angolanos em contato direto com o restante da África – que, segundo a OMS, é disparado o continente com maior número de pessoas infectadas pelo HIV. Basta lembrar que Botsuana, país fronteiriço de Angola, tem metade da população soro positiva.

E é tudo (ou em parte) culpa da camisinha, segundo Bento XVI. (Hoooooooowwwww!?!?!?!?!?!?)

Não há como mensurar o impacto da visita e das declarações para os angolanos. Óbvio, os jornais cobriram o evento, mas não cogitaram ir às ruas conversar com as pessoas a respeito. Porém, ao dizer isso o Papa dificulta ainda mais a relação nada estável do país com a Igreja (o número de Templos Evangélicos prospera talvez na mesma proporção do vírus) e da Igreja com a Anistia Internacional. Ou seja, o prejuízo é, inclusive, político.

Enquanto isso, africanos morrem. De fome, diarréia, tuberculose ou outras doenças decorrentes da imunodeficiência.

Enquanto isso, a Igreja, ao invés de conforto espiritual e ajuda material, leva um discurso. Impraticável, incoerente, ignorante. Apenas, discurso.

Para nós ocidentais fica o recorte de mais uma atitude inconseqüente dessa instituição religiosa. Para os angolanos resta a fé sincera e resistente aos dogmas e preconceitos.
Que Deus os proteja.

4 comentários:

Unknown disse...

Brilhante, Fer. Tô por fora dos jornais, nao sabia q o Papa tinha ido lá e muito menos que era pra falar essa besteira sem tamanho. Shame on you, Ratzinger!! Simplesmente RIDÍCULO!!! Ai que birra que to pegando dessa Igreja! Antes eu até respeitava algumas coisas. E esses dias que foi o Padre mercenário na empresa e todas as ovelhinhas babando ovo? ai como irrita!! #prontofalei

Joh disse...

Tem um aspecto aí, que é esquecido por todos, inclusive pela Igreja, que são as bases para essa "proibição" ao uso da camisinha. Antes de mais nada, não, eu não sou contra, nem quero justificar nada. É mais um exercício de idéias. Às bases então:
(1) A Igreja defende o casamento como um sacramento, ou seja, enquanto vivos, o casal é eterno.
(2) O próprio ato sexual está amarrado nessa questão do casamento (nada de furar o sinal vermelho, sexo só depois do casamento!!!), a própria noiva vestida de branco tem a ver com isso.
(3) Bom, sem sexo antes do casamento, e se não há sexo com várias pessoas (veja bem, num casal católico ideal, a relação sexual é mutuamente exclusiva!), não haveria maneira de contrair DSTs.
(4) Transfusão de sangue etc.. Num mundo católico ideal, seguindo os itens anteriores, não haveria perigo de contrair algumas das DSTs, por qualquer meio. Afinal ninguém estaria doente.

Voltando à idéia inicial, a Igreja é burra, talvez nem tanto em suas regras/dogmas (no fundo, fazem algum sentido, se considerarmos a medicina da época da bíblia), mas ela é burra por não saber expor seus conceitos dentro de um contexto histórico.

Bazófias e Discrepâncias de um certo diverso disse...

O papa está caminhando por lugares horrendos, na concepção dos católicos. Talvez seja para dizer: "tá vendo, a gente é foda".
rs

Mateus do Amaral disse...

Gente, a Igreja é muito mais do que isso! (Atenção para o duplo sentido do comentário e para a ligação que ele com o título da postagem).

Related Posts with Thumbnails

Copyright © 2008 - O quarto "R" - is proudly powered by Blogger
Blogger Template